Menu

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PROJETO: NÃO ENGULA MAIS SAPO. DIGA NÃO AO BULLYING


O projeto Não engula mais sapo, diga não ao Bullying", iniciado em 2016, tem como objetivo proporcionar aos estudantes, maneiras práticas para lidar com o problema que afeta milhões de jovens em todo o mundo. Pretendemos mostrar aos alunos que se cada um cumprir o seu papel como cidadão na sociedade, poderemos transformar esse mundo em um lugar melhor para todos.

Turma:  Ensino fundamental I e II



 Disciplina:  Opee – Arte  e Língua Portuguesa.

 

 

OBJETIVOS


ü  Conscientizar os alunos sobre a existência do bullying e suas consequências;
ü  Estimular nos envolvidos possibilidades para reverter às situações de bullying;
ü  Compreender os sentimentos dos envolvidos;

 

PLANO DE AÇÃO

 

 

ü  Caixa: BOCA DO SAPO.

 

A caixa de recados funciona como um canal de comunicação entre estudantes e educadores, em que os alunos podem reportar incidentes, pedir ajuda e denunciar atos de bullying. A possibilidade de anonimato pode ser importante em casos em que a criança ou adolescentes não se sintam confortáveis em falar diretamente sobre o assunto com um professor. Essa caixa de recados pode ficar em locais estratégicos da escola, como corredores e pátio escolar.

 

ü  Role Playing.

 

O role Playing é outra técnica que pode ser utilizada no combate ao bullying. Consiste na criação de uma minipeça de teatro em que os alunos encenam um tema que está relacionado ao bullying: desrespeito, preconceito, intolerância, agressividade e poder. Esse tema pode surgir de exemplos concretos na sala de aula ou em outras situações. Após a encenação, mediados pela professora, os alunos podem debater e discutir aspectos éticos e morais. É muito importante ressaltar que, quando os alunos se “escondem” atrás de um personagem fictício, eles são capazes de conversar e discutir temas considerados tabus. O estimulo ao debate faz parte da aprendizagem e o role playing se mostra mais uma ferramenta valiosa no modelo de combate ao bullying.

 

ü  Jogos

ü  Palestra

ü  Discussão

ü  Confecção de cartazes

ü  Confecção e exposição de cartilhas educativas sobre o tema
ü  FAZER O DIA ANTI BULLYING UMA VEZ POR MÊS.

 



Duração do Projeto: Durante o ano de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário